A fim de enraizar sua marca em território sul-americano, o grupo russo Svetofor projeta inaugurar algumas de suas unidades no Brasil ainda neste ano. Diante do dinamismo comercial, a rede de supermercados alinhou os últimos detalhes para abrir as portas de 50 lojas nos meses subsequentes. Denominado “Vantajoso”, a princípio, estará presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A concorrência no varejo alimentar brasileiro está prestes a ser reforçada. Pelos próximos três anos, o supermercado amado pelo povo russo terá a chance de se firmar no comércio. No exterior, a empresa é conhecida por adotar a política de preços baixos, com margem fixa e reduzida em todas as categorias. Por seu foco na alta rotatividade dos produtos, a tendência é que o “Vantajoso” seja uma febre no Brasil.

“Nossa ideia é oferecer no ponto de venda preços promocionais permanentes, diferentemente das lojas tradicionais com a política de preços high-low. Apesar da semelhança com o modelo atacarejo, nossas lojas terão uma área de vendas menor do que unidades comparáveis como Assaí ou Tenda”, explicou a diretora regional do grupo, Karina Storozhenko.
A escolha dos três estados iniciais foi baseada no amplo comércio e necessidade de impulsionar a concorrência. Porém, o objetivo da Svetofor é abrir a primeira unidade em Campinas, São Paulo, até o final de 2025. O foco principal é facilitar a compra em função do público com renda inferior, uma vez que supermercados mais dinâmicos não apostam no modelo de hard discount (descontos extremos).
Um pouco mais sobre o supermercado
Para que o empreendimento dê resultado no Brasil, os empresários russos definiram a preferência ao fornecimento direto dos fabricantes. Isso irá garantir melhores preços de compra e volumes maiores, reduzindo, assim, o custo logístico. Outra façanha importante é que a proposta central busca oferecer “preços promocionais permanentes”, sem depender de variações sazonais.
Em um primeiro momento, a área de vendas das lojas terá, em média, 1.000 m² e todos os produtos serão expostos diretamente no salão de vendas, sem estoque interno. Com equipamentos tecnológicos, as unidades contarão com 80% da oferta sendo de produtos alimentícios, enquanto a demais parcela contemplará itens de primeira necessidade.





