Nesta terça-feira (2), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou a abertura de 3.500 vagas na segunda fase do programa CNH Social 2025. A iniciativa tem a finalidade de ampliar as oportunidades no mercado de trabalho por meio da aquisição da carteira de motorista para aqueles que não possuem condições financeiras.
As inscrições estão abertas no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e seguem até o dia 21 de setembro de 2025. No entanto, é válido destacar que as vagas são destinadas para a primeira habilitação na categoria B (carro), adição de categoria A (moto) ou B e mudança de categoria D (ônibus, micro-ônibus e vans) ou E (todos os veículos, incluindo os que possuírem 6.000 kg de peso bruto total).

O diferencial dessa edição é que 10% das vagas serão destinadas a alunos matriculados na rede pública estadual de ensino e que comprovem excelente desempenho escolar. Os estudantes interessados devem se dirigir ao Instituto Salomão, organização social civil parceira da iniciativa, que enviará a listagem dos candidatos para as próximas etapas.
“Agora demos esse passo em que alunos da rede estadual podem iniciar a parte teórica na própria escola e assim que atingirem a maioridade, já podem retomar o restante do curso de habilitação. Além disso, tirar a CNH é caro e é importante para nós darmos essa oportunidade, pois quantas pessoas conseguem emprego por conta de ter uma carteira de motorista. Isso gera oportunidades aos capixabas”, pontuou o governador.
Como se inscrever para conseguir a carteira de habilitação?
Para embarcar no programa, os interessados precisam acessar o site (www.detran.es.gov.br), apertando na opção ‘CNH Social’. Posteriormente, será preciso preencher todos os dados pessoais solicitados para que o processo seja iniciado. No entanto, é válido destacar que as etapas são gratuitas, descartando qualquer cobrança indevida.
O detalhe importante é que os concorrentes precisam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. No ato da inscrição, o candidato deverá selecionar a categoria desejada, uma vez que, após realizada a inscrição, não é possível modificar o tipo de carteira de motorista almejada.





