Na última terça-feira (23), vídeos circulados na internet mostraram uma estátua da Havan, na unidade de Petrolina, em Pernambuco, totalmente incendiada. Com prejuízo avaliado em R$ 1,5 milhão, Luciano Hang, fundador da rede varejista, mostrou completa indignação em meio ao ato de vandalismo. Embora nenhum suspeito tenha sido identificado, os trabalhos policiais estão sendo executados.
Câmeras de segurança no entorno do empreendimento detectaram a presença de duas pessoas ateando fogo na réplica da estátua da Liberdade. A ação ocorreu por volta das 2h da manhã, motivando a fuga sem que houvesse repreensões. Como resultado do vandalismo, somente a estrutura metálica ficou de pé, após o Corpo de Bombeiros ser acionado para conter o fogo.

Comprometido em identificar os vândalos, Hang surgiu em suas redes sociais atualizando o andamento da perícia no local, com a Polícia Civil trabalhando com as imagens captadas e depoimentos de testemunhas. Ainda que não tenha suspeitas sobre os causadores do incêndio, condenou massivamente a prática violenta contra seu patrimônio.
“É inaceitável o que aconteceu em Petrolina. Em que país estamos vivendo? Onde as pessoas não aceitam o contraditório. Isto é mais um ato de intolerância contra a Havan. Um ato criminoso como esse não pode ficar impune. Estaremos junto às autoridades para que as investigações avancem o mais rápido possível e que os responsáveis sejam identificados brevemente e paguem pelo que fizeram”, destacou Hang.
Terceiro incêndio na Havan
Apesar da lamentação do fundador do empreendimento, a retaliação não é uma novidade na vida de Luciano Hang. A título de curiosidade, o episódio em Petrolina foi apenas o terceiro envolvendo depredação do monumento da rede varejista. Anteriormente, as unidades de Carlos (SP) e Porto Velho (RO) também foram alvos de criminosos.
“Essa situação não vai nos parar. Vamos continuar abrindo lojas, colocando estátuas e gerando empregos por todo o Brasil. Nossa estátua já diz tudo: Liberdade. E é por ela que vamos continuar lutando”, reafirmou o empresário bilionário.





