Inovações tecnológicas são sempre bem-vindas, principalmente quando se tratam de veículos de primeira prateleira. Embora seja uma das maiores fabricantes de carros em atuação no Brasil, a Volkswagen chegou a lançar uma ideia inusitada em seu passado distante. Há mais de cinco décadas, a empresa alemã dispôs máquinas de café para serem acopladas em seus automóveis, tais como no Fusca.
Com a correria do dia a dia, muitos condutores perdiam tempo preparando as refeições enquanto deveriam estar nas estradas. Pensando na comodidade do motorista, a Volks lançou a máquina de café chamada de Hertella Auto Kaffeemachine. O objeto atuava como um acessório opcional para o Fusca a partir de 1959, despertando a curiosidade de muitas pessoas.

Ainda que a engenhosidade permitisse o preparo de café, chá ou caldos durante o translado, a empreitada não tornou-se popular entre a maioria dos motoristas. O equipamento incluía copos fixados com ímãs para evitar derramamentos, demonstrando ser um acessório raro e curioso da história da marca. Atualmente, é lembrado como uma inovação inusitada que unia tecnologia e praticidade dentro do carro.
O detalhe curioso é que a máquina não possuía um botão de ligar e desligar. Ela era conectada diretamente ao acendedor de cigarros do Fusca. Por sua vez, o líquido passava por um tubo e o vapor chegava ao pó de café em um sistema chamado percolador. No mais, o conteúdo pronto era servido diretamente numa xícara de porcelana com base metálica.
Novo lançamento da Volkswagen supera concorrência
Nos dias atuais, a Volkswagen está focada em oferecer alta tecnologia sem tamanha engenhosidade. Lançado em julho deste ano, o Volkswagen Tera conquistou pela primeira vez a liderança mensal da categoria, com 7.610 emplacamentos. De acordo com o último relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a façanha superou o Toyota Corolla Cross, que registrou 7.282 vendas.
Confira como ficou o ranking do mês de setembro:
- 1º lugar: Volkswagen Tera – 7.610 unidades;
- 2º lugar: Toyota Corolla Cross – 7.282 unidades;
- 3º lugar: Nissan Kicks – 6.319 unidades;
- 4º lugar: Hyundai Creta – 5.953 unidades;
- 5º lugar: Chevrolet Tracker – 5.657 unidades;
- 6º lugar: Fiat Fastback – 5.344 unidades;
- 7º lugar: Jeep Compass – 5.291 unidades;
- 8º lugar: Honda HR-V – 5.041 unidades;
- 9º lugar: Volkswagen T-Cross – 4.736 unidades;
- 10º lugar: Jeep Renegade – 4.547 unidades.





