O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo reuniu-se hoje pela manhã com o governador André Puccinelli na governadoria, na Capital, para discutir a integração das políticas públicas de segurança, com foco no enfrentamento à violência e ao crime organizado. A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, também participou do encontro.
O prefeito da Capital, Nelson Trad Filho e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, também participaram do encontro que faz parte de uma série de encontros que o ministro José Eduardo Cardozo está fazendo com os governos estaduais. Mato Grosso do Sul é oitavo estado a receber a visita do representante federal.
Conforme o MJ, a partir destes encontros será definida a proposta de um pacto entre o governo federal e os governos estaduais para o enfrentamento à violência. A proposta será apresentada posteriormente à presidente da República, Dilma Rousseff, em reunião com os governadores, em Brasília.
Hoje pela manhã, Cardozo visitou também a sede da Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Em entrevista rápida aos jornalistas ao chegar na governadoria, o ministro disse que vai discutir o policiamento na fronteira com o governador e ações paras reduzir a criminalidade na divisa com o Paraguai.
Sobre o mapa da violência, onde constam três cidades de Ms entra as 100 mais violentas do Pais, o ministro frisou que está conversando com os estados para elaborar um plano eficiente para combater a criminalidade.