A atriz Helen Mirren afirma ter se inspirado na Medeia, de Eurípides, para a personagem de Próspera, que interpreta no filme "A tempestade", de Julie Taymor, baseado na peça teatral homônima de William Shakespeare, que estreia no dia 4 de março nos cinemas britânicos.
Em declarações ao diário "The Times", a britânica de origem russa destaca que, para sua personagem, não pensou em mulheres poderosas do Renascimento, como Catarina de Médici.
"Pensei na situação humana em geral. Pensei em quem traiu, em quem tentou assassinar, em alguém que viveu uma vida de amargura e ira e que tem sede de vingança", explica Helen, que ultimamente interpretou personagens como a rainha Elizabeth II e a condessa Sofia, esposa do escritor russo Leon Tolstoi.
Foi da própria atriz a ideia de trocar o sexo do personagem Próspero, duque de Milão expulso de sua posição pelo próprio irmão e que planeja vingança com ajuda da magia na ilha deserta aonde chegou após sua embarcação naufragar.
A atriz diz que, quando viu o ator Derek Jacobi interpretar Próspero em 2002, lhe ocorreu que "uma mulher poderia fazer esse papel sem mudar em nada" o significado da obra.
Além de Mirren, o elenco de "A tempestade" tem os atores Chris Cooper, Felicity Jones e Alan Cumming. A produção chega aos cinemas brasileiros em 10 de dezembro.