Logo Correio do Estado

RIO PARAGUAI Embrapa prevê cheia em torno de 4,5 metros Embrapa prevê cheia em torno de 4,5 metros 2 MAR 2011 • POR DIARIO ON LINE • 00h00

A segunda previsão de cheia para o rio Paraguai em 2011, feita pela Embrapa Pantanal, aponta para pico máximo da cheia entre 4e 5 metros. O Modelo de Previsão de Cheia em Ladário (Modelad) projeta que o nível deve ficar em torno de 4,5 metros.

Responsável pelas previsões, o pesquisador Ivan Bergier, estima que "se persistir o padrão de chuva verificado em janeiro e fevereiro", a altura máxima do rio Paraguai pode superar os 5 metros.

No ano passado a região do Pantanal passou por uma estiagem prolongada, tendo o pico da cheia de 4,36 metros em 22 de junho. Já o nível mínimo registrado no rio Paraguai, atingido no início de novembro, permaneceu em 1 metro até meados de janeiro. Há pelo menos 11 anos que o rio não ficava estável em seu nível mínimo por um período tão longo.

No dia 31 de março a Embrapa Pantanal divulgará nova previsão de cheia. Quanto mais próxima do pico de cheia, maior a confiabilidade da previsão. As informações são da Embrapa Pantanal.

Fonte: Diário Corumbaense (www.diarionline.com.br).