A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, escolheu o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos para presidir a Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio, ligada ao Ministério da Cultura (MinC). O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 3, um dia após a ministra desistir da escolha do sociólogo Emir Sader para o cargo.
Wanderley Santos é professor pesquisador da Universidade Cândido Mendes, com graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1958), doutorado em Ciência Política pela Stanford University (1969) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) . Santos também é membro de corpo editorial da Nova Economia (UFMG) e da Sociedade e Estado. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria da Democracia.
Entre as obras publicadas pelo cientista político estão: Décadas de Espanto e uma Apologia Democrática, Roteiro Bibliográfico do Pensamento Político-Social Brasileiro, O Ex-Leviatã Brasileiro: do Voto Disperso ao Clientelismo Concentrado e Paradoxos do Liberalismo: Teoria e História.