O jornalista, cronista, turismólogo, publicitário e pesquisador Edson Contar é uma apaixonado pelo Carnaval. Compositor de sambas-enredo que marcaram os desfiles da Capital, também atuou nos bastidores. As primeiras lembranças das festas vêm da infância, quando a Capital assistia a carnavais animados com a participação popular, unindo classes sociais diferentes.
Com passar dos anos, também conheceu o Carnaval carioca. Do período, tem boas lembranças, quando saiu em alguns blocos e cordões famosos. De volta, intensificou seu amor à festa popular. Mesmo assim, em 2005, decretou a aposentadoria da função de compositor de sambas para escolas. Diz que deixou para as novas gerações a missão de criar novas e belas composições. Ela também faz críticas a mudança do local do desfiles das escolas de samba. Para ele, "o Carnaval tem de voltar para a 14 de Julho até que seja construído um sambódromo inteligente". Afirma ainda que "o artista que vai desfilar, fazer o show, é quem escolhe o palco". (Leia entrevista no jornal Correio do Estado)
Confira a entrevista de Edson Contar como Personalidade da Semana ao jornalista Fausto Brites (Portal Correio do Estado):