Mais de 1 mil imigrantes ilegais vindos do norte da África chegaram durante a noite de domingo e madrugada desta segunda --em um total de 11 desembarques-- à ilha italiana de Lampedusa, extremo sul do continente europeu.
A Guarda Costeira italiana realizou diversas ações durante toda a noite para socorrer e acompanhar as diferentes embarcações.
Segundo informou a imprensa italiana, entre os imigrantes há quatro mulheres e está sendo verificada a presença de menores de idade.
A chegada destas embarcações se soma ao resgate de outra, durante a madrugada de sábado, na qual viajavam cerca de 30 pessoas, duas das quais estão desaparecidas após caírem no mar.
A ilha de Lampedusa recebeu uma grande onda migratória no último mês devido à proximidade com a costa africana, região que vive um período de grande crise.
O pico de chegadas a Lampedusa aconteceu entre 12 e 13 de fevereiro, quando desembarcaram mais de 5 mil imigrantes em situação ilegal, o que levou a Itália a pedir a ajuda da União Europeia (UE) para enfrentar a situação.