Depois de quatro dias de folia, o público vai conhecer, na tarde desta quarta-feira (9), a campeã do carnaval carioca. Este ano, apenas nove escolas estão na disputa pelo título. Por causa do incêndio que atingiu os barracões da Grande Rio, Portela e União da Ilha há cerca de um mês, estas agremiações não foram julgadas.
A apuração está marcada para as 16h15, na Marquês de Sapucaí. Em conjunto com as escolas, a Liesa determinou que neste carnaval nenhuma escola irá cair para o Grupo de Acesso. Em 2012, duas serão rebaixadas.
Nos desfiles deste ano, a Unidos da Tijuca voltou a surpreender com sua comissão de frente, a União da Ilha, apesar de não acumular pontos, ganhou o Estandarte de Ouro, e os desfiles terminaram com Roberto Carlos ovacionado no último carro da Beija-Flor.
O Salgueiro também surpreendeu na Avenida, mas foi prejudico por problemas na armação de carros e acabou atrasando 11 minutos, o que deve prejudicar sua pontuação. A Mangueira emocionou com enredo sobre Nelson Cavaquinho e uma paradinha que colocou a arquibancada para cantar.