Logo Correio do Estado

SAFRINHA Plantio do milho avança em Dourados Plantio do milho avança em Dourados 11 MAR 2011 • POR CÍCERO FARIA • 10h28

Correndo contra o prazo concedido pelo zoneamento agroclimatico do Ministério da Agricultura para o plantio do milho safrinha, os agricultores de Dourados e região conseguiram avançar nos trabalhos e até ontem a assistência técnica estimativa que de 25% a 30% da área do cereal está semeada. E esse é o percentual também da colheita da soja.
Em alguns dias de março, o sol apareceu em certos períodos o que garantiu o colheita da soja, atrasada pelas chuvas. Isso permitiu que as sementes de milho fossem lançadas na seqüência e com o solo úmido e as pancadas de chuva a germinação foi garantida.


Inicialmente o zoneamento terminaria no dia 28 de fevereiro, mas o governo federal ampliou o prazo para o dia dez de março. Mas, diante das reclamações de que o prazo seria insuficiente pelo atraso com a soja, novamente o prazo se alongou para o dia 20.
Na opinião de agrônomos, se o tempo continuar quente – mesmo que fique nublado e com garoas isoladas, os produtores de Dourados deverão plantar a área pretendida, com obediência a data limite e a assinatura do seguro rural contra variações do clima, basicamente, seca e geada.
 

Na safrinha passada foram plantados em Dourados 50 mil hectares de milho respeitando as regras do zoneamento e outros 10 mil sem obedecer os prazos do Ministério da Agricultura, ficando os produtores com os riscos inerentes as variações climáticas.