O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra anunciou agora de manhã, durante coletiva na base áerea de Campo Grande, que o Governo Federal vai disponibilizar de imediato R$ 5 milhões para atender na recuperação de estragos causados pelas chuvas nos municípios sul-matogrossenses. Para ministro a prioridade é auxiliar os desabrigados pelas precipitações, que chegam a 67 mil em MS.
Hoje ele esteve juntamente com o governador de MS, André Puccinelli, o coordenador da defesa civil de MS, coronel Ociel Ortiz, o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana e o comandante do CMO João Francisco Ferreira, sobrevoando a cidade de Aquidauana e região para verificar os estragos provocados pelas precipitações.
Segundo o governador, os recursos devem atender inicialmente três problemas mais graves: ajudar 891 ribeirinhos que não podem voltar para as casas que foram alagadas durante as chuvas; recuperar estradas e pontes vicinais que foram destruídas e ajudar os agricultores, por conta do prejuízo econômico provocado pelas perdas na safra de soja que representa 85% da economia de MS.
As informações foram repassadas em reunião entre o miinistro e o governador com 13 prefeitos de cidades mais prejudicadas pelas enchentes e alagamentos.