Com dois tempos distintos, o Palmeiras fez a lição de casa e, atuando no estádio do Canindé, na noite deste sábado, bateu o São Benardo por 2 a 0, em um dos jogos que abriram a 13ª rodada do Campeonato Paulista. Muito bem na etapa inicial, quando teve velocidade, criatividade e os garotos Vinícius e Patrik inspirados, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari construiu o marcador e depois, sem Valdivia na etapa complementar, machucado, administrou o resultado.
A oitava vitória na competição põe o time na vice-liderança, com 28 pontos, empatado com o Santos, que leva vantagem por ter saldo de gols melhor (16 a 12). Já o time do ABC, um dos caçulas da edição 2011, é o 15º colocado, com apenas 12 pontos, e continua muito perto da zona de rebaixamento.
Pelo estadual, as duas equipes voltarão a campo no próximo fim de semana. No domingo, o Verdão vai ao ABC para enfrentar o São Caetano no estádio Anacleto Campanella, e o São Bernardo buscará a reabilitação diante do Linense. O Palmeiras, no entanto, jogará nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil, contra o Uberaba, em Minas Gerais.
Com velocidade, Verdão fura bloqueio rival
Apesar da vitória sobre o Noroeste, na última quarta-feira, em Bauru, o técnico Luiz Felipe Scolari não gostou do desempenho do Palmeiras. Tanto que promoveu duas mudanças na equipe. No meio-campo, sacou Tinga para colocar Patrik. No ataque, Luan perdeu lugar para Vinícius. Do outro lado, o São Bernardo entrou em campo no 3-5-2, com a armação ficando a cargo do meia Júnior Xuxa para os grandalhões Danielzinho e Elionar Bombinha.
O jogo foi muito aberto nos dez minutos iniciais, com os dois times criando chances. Logo no primeiro lance, o Verdão assustou com Vinícius, que recebeu cruzamento de Cicinho pela direita e bateu por cima do gol. O São Bernardo respondeu três minutos depois, em rápido contra-ataque, que terminou com chute de Júnior Xuxa na trave direita de Deola. Cicinho, no ataque seguinte do Verdão, exigiu grande defesa de Marcelo Pitol em chute de fora da área.
Como o São Bernardo tinha três zagueiros e três homens de marcação no meio-campo, o Palmeiras atuou sempre com muita velocidade. Pela direita, Cicinho se apresentava constantemente e fazia uma boa dupla com Vinicius. Pela esquerda, Gabriel Silva também tinha liberdade para atacar e contava com a companhia de Patrik. Pelo meio, Valdivia chegava bastante. E essa velocidade, somada à troca rápida de passes, fez o São Bernardo se perder no seu sistema defensivo.
O gol do Palmeiras parecia questão de tempo. Aos 15 minutos, Marcos Assunção cobrou falta, e Marcelo Pitol espalmou. Oito minutos depois, não teve jeito, e o Verdão fez a festa de sua torcida: Marcos Assunção cobrou falta pela direita na cabeça de Danilo, que subiu mais alto que a zaga adversária e tocou no canto direito adversário: 1 a 0, a essa altura, mais do que justo.
Mesmo em vantagem, o Verdão seguiu em cima. Aos 29, Adriano, em chute de fora da área, quase marcou um golaço. A bola raspou a trave esquerda de Marcelo Pitol, com muito perigo. Como a marcação adversária seguia confusa, o Palmeiras aproveitou os espaços e, no ritmo de sua garotada, aumentou sua vantagem. Um minuto depois de o juiz Welton Orlando Wohnrath não marcar pênalti claro de Deola em cima de Danielzinho, Vinícius fez grande jogada pela direita, invadiu a área e rolou para Patrik, que, cara a cara com o goleiro do São Bernardo, não perdoou: 2 a 0.
Sem Valdivia, time diminui o ritmo e administra o jogo
O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem Valdivia, que mais uma vez sentiu a coxa e precisou ser subsitituído. Tinga entrou no seu lugar. No São Benardo, Estevam Soares mexeu na sua dupla de volantes, mal na etapa inicial. Dirceu cedeu lugar a Moreno, enquanto Zé Forte ficou com a vaga de Willian Favone. E, quando a bola rolou, o panorama registrado no primeiro tempo se modificou.
Embora não tivesse feito um grande primeiro tempo, Valdivia transmitiu tranquilidade aos jovens do Verdão. Sem o camisa 10, o time perdeu terreno e viu o rival começar a chegar com muito perigo ao seu gol. Logo com um minuto, Reinaldo assustou em chute de fora da área. Aos 17, Danielzinho recebeu de Guto e bateu cruzado, à direita de Deola, com perigo. No minuto seguinte, Reinaldo disparou uma bomba de fora da área, e o goleiro do Verdão fez grande defesa. O Palmeiras, em seu único lance de perigo, quase fez o terceiro em cobrança de falta de Marcos Assunção, que acertou a trave esquerda de Marcelo Pitol.
Percebendo o crescimento do time do ABC, o técnico Luiz Felipe Scolari resolveu trancar um pouco mais sua equipe. Ele sacou o atacante Vinícius e colocou o volante Zé Vítor. Do outro lado, Estevam Soares partiu para o tudo ou nada, sacando o zagueiro Amarildo e colocando o atacante Raul. Surpreendentemente, a partir do momento em que ficou com três atacantes, o São Bernardo não criou mais. Do lado alviverde, mais do que satisfeito com o resultado, Felipão sacou o atacante Adriano para colocar o volante Chico, aumentando ainda mais o poder de marcação. Depois, foi só esperar o tempo passar para comemorar a vitória.