Pelo menos nove clubes já assinaram com a Rede Globo para os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Um deles é o Grêmio, exatamente a ex-agremiação do atual presidente do Clube dos 13, Fábio Koff.
A situação acontece semanas após o sisma entre as equipes e a diretoria da entidade, tradicional responsável por negociar os contratos, devido a discordâncias entre as partes.
O processo licitatório para os direitos de TV aberta do Clube dos 13, na última sexta-feira, apontou a única participante, a Rede TV!, como vencedora, com o lance de R$ 1,548 bilhão. A Globo já havia avisado que, descontente com os critérios adotados para o triênio 2012-2014, partiria para se acertar diretamente com os times.
A abertura dos envelopes estava prevista para acontecer às 10h. A desistência da Record pegou os cartolas de surpresa e tumultuou o ambiente.
O anúncio da vitória da Rede TV!, única participante, aconteceu cerca de duas horas e meia após o previsto, com a presença de representantes de seis clubes.