O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (DEM) foi empossado hoje pelo comando do Exército Brasileiro no cargo de presidente da Junta Militar. O ato de posse, realizado na sala de reuniões da prefeitura, foi presidido pelo delegado do Serviço Militar, o primeiro-tenente Rubens Carlito da Silva, que certificou o prefeito como responsável pela Junta. Antes da assinatura do termo de posse, o prefeito fez o juramento em colaborar com o Exército no apoio à cidadania.
Entre outras atribuições, cabe à Junta Militar fazer o processo de alistamento de todos os jovens brasileiros que completam 18 anos.
Segundo o tenente Rubens Carlito, a atribuição do município pela Junta Militar ocorreu por meio da Lei 4.375, de 17 de agosto de 1964, quando os municípios passaram a manter toda a estrutura do órgão tanto na parte física quanto operacional.
O oficial explicou ainda que no caso do alistamento, o Exército faz a convocação, mas quem realiza o processo de controle de alistamento é o município, através de seu representante maior, que é o prefeito.
ALISTAMENTO
Rubens Carlito aproveitou o momento e lembrou que a Junta do Serviço Militar já está recebendo o alistamento dos jovens que vão completar 18 anos em 2011. As inscrições começaram em janeiro e seguem até 30 de abril.
A primeira seleção acontece de 29 de agosto a 23 de setembro e a segunda de 5 a 7 de outubro. Para se alistar o jovem deve ir até a Junta Militar com a certidão de nascimento original, identidade e foto 3x4.
A Junta Militar fica na Rua Onofre Pereira de Matos, 1.928, centro. O horário de atendimento é das 7h às 13h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-7694.