A Frente Parlamentar Mista Reforma Política com Participação Popular será reinstalada hoje. A deputada Luiza Erundina (PSB-SP), coordenadora provisória da frente, explica que uma das ações do grupo será mobilizar a sociedade para pressionar pela aprovação de uma reforma política que não seja um “simples remendo” e não trate apenas do sistema eleitoral.
“A reforma política não diz respeito somente aos parlamentares, por isso, o propósito dessa frente é fazer uma ponte com a sociedade para a discussão do tema. Ela é um espaço amplo, plural, aberto para propostas, e que vai trazer o pensamento da sociedade a respeito dessa questão”, explica a deputada.
Os integrantes da frente parlamentar vão defender a inclusão de temas como democracia direta, controle social e revisão de mandatos de pessoas "que tenham traído a vontade popular". Em relação ao sistema de votação, a frente é favorável a uma lista preordenada de candidatos com alternância entre homens e mulheres, ao financiamento público de campanha e ao fim das coligações.
A ideia, segundo o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que também é coordenador provisório do grupo, é colaborar com o trabalho das comissões criadas pela Câmara e pelo Senado para tratar do tema.
A reinstalação da frente está marcada para as 14 horas no auditório Freitas Nobre. Em seguida serão eleitos os coordenadores definitivos do grupo.