Logo Correio do Estado

TAILÂNDIA Número de mortos após terremoto em Mianmar sobe a 75 Número de mortos após terremoto em Mianmar sobe a 75 25 MAR 2011 • POR G1 • 08h12

O terremoto de magnitude 6,8 que afetou o leste de Mianmar na quinta-feira à noite deixou pelo menos 75 mortos e 110 feridos, segundo o balanço mais recente do governo local.

O governo teme um número de vítimas ainda maior, já que as equipes de socorro não conseguiram chegar ainda a todas as áreas afetadas.

O terremoto aconteceu em pleno "triângulo de ouro", entre Mianmar, Tailândia e Laos, uma zona montanhosa de difícil acesso, mas onde existe um comércio ativo entre os três países.

O tremor foi particularmente violento nos vilarejos situados entre as cidades de Tashilek e Kentung, onde foram registradas todas as vítimas birmanesas até o momento e de onde chegam poucas informações.

"As estradas estão fechadas. Segundo nossas informações, mais de 130 edifícios desabaram", declarou uma fonte do governo que pediu anonimato.

Do lado tailandês, uma mulher de 52 anos morreu no distrito de Mae Sai, perto da fronteira.

O epicentro do tremor, que aconteceu a 10 km de profundidade, foi localizado pelo Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS) perto das fronteiras com Tailândia e Laos, 90 km ao norte de Chiang Rai e a 235 km de Chiang Mai (nordeste da Tailândia).

Segundo o USGS, três réplicas de magnitudes 4,8, 5,4 e 5 fizeram a região tremer após o primeiro tremor.

Morador observa estrago provocado pelo terremoto na cidade birmanesa de Tarlay nesta sexta-feira (25) (Foto: AP)

No Vietnã, o diretor do departamento de Controle de Abalos Sísmicos Dinh Quoc Van informou que o terremoto atingiu magnitude 5 em Hanói e de 6 na cidade de Dien Bien Phu, no noroeste do país.

A rádio nacional chinesa confirmou que o tremor atingiu a província de Yunnan, sem deixar danos ou vítimas, mas provocou fissuras em casas e escolas na região de Xishuangbanna, na fronteira com Mianmar.