O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a demonstrar nesta quarta-feira (30), em Portugal, tristeza pela morte do amigo e ex-vice José Alencar. Lula participa nesta manhã de cerimônia na Universidade de Coimbra onde recebe o título "doutor honoris causa". Ao chegar à faculdade de direito, Lula conversou rapidamente com os jornalistas e disse que vive um dia ao mesmo tempo alegre e triste.
Na terça-feira, Lula foi às lágrimas ao falar sobre a morte do ex-vice-presidente José Alencar. "Conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele”, disse. “O Brasil perde um homem de dimensão excepcional”.
José Alencar, 79 anos, morreu às 14h41 desta terça (29) em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o hospital. Lula e Dilma disseram ter recebido a notícia juntos, por telefone, pelo médico Raul Cutait.
Lula e Dilma regressam ao Brasil nesta quarta após cerimônia em Coimbra. Eles seguem para Brasília, onde vai ocorrer o velório. O Palácio do Planalto, onde José Alencar atuou como presidente da República interino durante 398 dias entre 2003 e 2010, começou a ser preparado ainda na noite desta terça pelo cerimonial do Planalto para o velório.