Logo Correio do Estado

especial Indústrias e hidrelétricas impulsionam o município de Cassilândia Indústrias e hidrelétricas impulsionam o município de Cassilândia 3 ABR 2011 • POR montezuma cruz • 00h02

O maior polo heveicultor irrigado do País tem 430 hectares e 600 mil árvores. Funciona pelo sistema de gotejamento em Cassilândia, no Leste de Mato Grosso do Sul, a 440 quilômetros de Campo Grande. São esses números que movem o projeto do prefeito Carlos Augusto da Silva (DEM) para transformar o município no detentor do maior volume de área plantada no estado: três milhões de seringueiras até 2015.

A meta do governador André Puccinelli (PMDB) é ainda mais audaciosa: ampliar em 2.400% a área plantada no Estado. Segundo a Associação Sul-mato-grossense dos Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore-MS), a meta é passar de 6 mil ha, em 2010, para 150 mil ha de seringueiras até 2020.

A maior parte dos cultivos é feita no espaçamento de 2,5m por 6m. O produtor obtém R$ 4 por quilo e tem retorno garantido por 40 anos nessa atividade. Dois milhões de árvores já serão suficientes para a instalação de uma indústria na região, como sonha o governador. “Quem sabe, aqui mesmo”, se entusiasma o prefeito.

Leia mais no Jornal Correio do Estado