Policiais Militares Ambientais apreenderam ontem à tarde 19 aves e 1 espingarda com a numeração raspada em Japorã (MS). Os policiais localizaram 17 pássaros da espécie canário-da-terra e 2 papagaios, no assentamento Tagros.
No local estava apenas o caseiro, que assumiu ser o proprietário das aves e que a arma pertenceria ao assentado, residente em Mundo Novo. O homem foi preso e o material foi apreendido. Ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo, onde ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma e por crime ambiental de manter aves em cativeiro sem autorização ambiental.
Pelo crime ambiental, ele poderá pegar pena de 6 meses a 1 ano de detenção e pela posse ilegal de arma, poderá pegar pena de 2 a 4 anos de reclusão. Além disso, o autuado recebeu multa administrativa de R$ 9,5 mil pela posse dos animais silvestres.
Os policiais suspeitam que o assentado capturava as aves para o tráfico de animais e também utilizava a arma para praticar caça de animais silvestres na região.