Quarenta inquéritos civis foram instaurados para apurar irregularidades em licitação da Prefeitura de Aquidauana envolvendo empresários e alguns políticos do município, causando prejuízos de R$ 3 milhões aos cofres públicos.
O promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público daquele município, José Maurício de Albuquerque, está acompanhando há mais de um ano denúncias de prática de corrupção, fraude, enriquecimento ilícito e uso indevido de dinheiro público.
Dentre esses procedimentos iniciados, o promotor de Justiça conseguiu reunir provas e concluir o Inquérito que investiga o contrato entre o Executivo Municipal e uma empresa de publicidade;
O promotor ingressou com uma Ação Civil Pública de improbidade administrativa contra a empresa, sediada em Campo Grande e a Prefeitura de Aquidauana. Conforme os levantamentos feitos pela Promotoria, houve irregularidades no processo licitatório, onde a empresa saiu vencedora. A Promotoria de Justiça apura ainda, outras irregularidades em processos licitatórios, bem como, o envolvimento de agentes do executivo em esquemas de fraude, enriquecimento ilícito e uso indevido do dinheiro público.