O Google está preparando uma mudança na plataforma do YouTube. Além do tradicional mecanismo onde usuários disponibilizam seus conteúdos, a empresa está visando criar "canais premium", que teriam de 5 a 10 horas de programação. No total serão em torno de 20 canais, e o Google ira investir 100 milhões de dólares para desenvolver o projeto.
A empresa já começou a busca por profissionais, como diretores, para a produção dos conteúdos. Estes conteúdos devem ser inseridos na plataforma gradativamente. Segundo estimativas, os primeiros vídeos surgiriam na rede até o final do ano.
Com este plano, o YouTube, e por conseguência o Google, voltam a entrar em "rota de colisão" com grandes produtoras, criando uma concorrência. A empresa já enfrentou processos por ser acusada de divulgar conteúdos com direitos autorais em sua rede de vídeos. A empresa também rompeu parcerias com alguns canais de televisão, como a NBC e a Disney, após o lançamento da Google TV, já que a empresa acaba se tornando um concorrente direto ao lançar sua plataforma em televisores.