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DOCUMENTOS Delegacia virtual registra grande número de extravios Delegacia virtual registra grande número de extravios 8 ABR 2011 • POR da redação • 14h02

O balanço do mês de março da Delegacia Virtual (Devir) aponta que os extravios de documentos são os campeões entre os boletins de ocorrência online (BO) realizados por meio do site www.devir.pc.ms.gov.br . Das 1.773 notificações registradas, 1.638 foram de extravio de documentos. Os números mostram também que foram 135 furtos simples e dois desaparecimentos de pessoas.

Somando o mês de março com os dois últimos meses deste ano é contabilizado um total de 5.107 boletins de ocorrência por extravio de documentos. Isto representa até o presente momento 93% das notificações anuais. Da soma total, os casos de furto simples contabilizam 371 e de desaparecimento, seis casos.

Em fevereiro, os números mostraram 1.633 notificações de extravio, 137 furtos e dois desaparecimentos. Já em 2010, a Polícia Civil registrou mais de 17,7 mil boletins online, dos quais 16,7 mil eram notificações de perda de documentação pessoal.

O titular da Devir, Jefferson Nereu Luppe, explica que é importante fazer um BO de perda de documentos para evitar que outras pessoas se utilizem das informações para praticar crimes. “É importante fazer o boletim de extravio para que a pessoa tenha um início de prova da perda deste documento”, alerta o delegado. Ainda de acordo com Luppe, com a notificação para a Polícia Civil, o documento perdido passa a constar no banco de dados de extravios ou furtos também disponíveis na Delegacia Virtual.

Para comerciários ou pessoas que vão realizar algum tipo de atividade de compra e venda, o sistema de notificação de extravio de documento é de grande importância, com base no fato de que vai informar para a Justiça se há restrições sobre documentos ou veículos.

Sistema

Na página eletrônica da Devir há uma área para consultas no banco de dados que informa se determinado documento foi notificado como perdido ou roubado. Cadastro de Pessoa Física, Registro de Identidade (RG) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são alguns dos documentos que podem ser consultados no sistema.

Em casos de recuperação de documentos é de grande valia que a pessoa comunique a Polícia Civil para que esta cadastre a informação e repasse à Devir. Nesses casos os documentos recuperados passam a deixar a lista de cadastros perdidos.

As pessoas que recuperarem os documentos podem informar a situação por meio do site da Devir no link “Fale Conosco’”, encaminhar uma mensagem no correio eletrônico da delegacia em que fez o BO ou se dirigir à Devir.