O governo chinês anunciou nesta segunda-feira a abertura de mercado para a carne suína brasileira. Em reunião em Pequim, o ministro da Administração-Geral de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China, Zhi Shuping, informou ao ministro da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, a aprovação inicial de três frigoríficos nacionais exportadores de suínos. A liberação ocorreu apenas cinco meses depois da vinda de missão chinesa ao Brasil para inspecionar 13 indústrias.
Com a decisão, o Brasil venderá o produto pela primeira vez para os chineses.
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, que integra a missão comercial de empresários que acompanha a viagem da presidente Dilma Rousseff ao país, o governo chinês já aprovou três frigoríficos brasileiros.
“Representa o início da abertura do mercado para a carne suína brasileira. Continuaremos a trabalhar para a habilitação dos frigoríficos restantes”, disse Neto, em nota divulgada nesta segunda-feira.
Segundo ele, “o início da abertura chinesa para bovinos e carne de aves também foi com um número pequeno de fábricas, ampliado com o tempo”.