Pesquisadores do Reino Unido descobriram que falar palavrão quando sentimos dor ajuda a aliviá-la, pelo menos quando não os usamos com frequência.
Para quem não tem o costume, ao sentir dor um xingamento é quatro vezes mais eficiente do que para quem vive com a "boca suja".
Os pesquisadores da Universidade Keele dividiram jovens adultos em dois grupos: aqueles que normalmente falam menos de dez palavrões por dia e os que falam até 40.
Todos os 71 voluntários tiveram de mergulhar suas mãos em água gelada e mantê-las lá dentro pelo maior tempo possível. Primeiro, eles tiveram de repetir uma palavra comum enquanto mantinham a mão na água. Depois, eles repetiam um palavrão de sua escolha.
Aqueles que geralmente xingam menos conseguiram resistir à água gelada enquanto falavam o palavrão por 45 segundos a mais do que aqueles que não tinham o costume. Já as pessoas que falam palavrões com frequência só conseguiram resistir por apenas dez segundos a mais do que as que não xingam.
Segundo o chefe do estudo, Richard Stevens, os resultados mostram que os palavrões podem liberar endorfinas analgésicas.
O xingamento provoca uma resposta emocional diante do estresse parecida com a reação de correr ou lutar [como o corpo reage a ameaças ou perigos].
O também mostra que se as pessoas querem tirar proveito dos palavrões devem usá-los só quando for realmente necessário e quando estiverem com uma dor verdadeira.
No entanto, como xingar é considerado algo mal educado, podendo causar mais problemas, o médico diz que em locais públicos ainda é melhor tomar um analgésico do que falar palavrão.