Logo Correio do Estado

INTERNACIONAL Cinzas de vulcão islandês devem chegar à Escócia, França e Espanha Cinzas de vulcão islandês devem chegar à Escócia, França e Espanha 22 MAI 2011 • POR R7 • 23h26

A nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão islandês Grimsvötn deve alcançar a Escócia nesta terça-feira (24) e pode chegar ao oeste da França e ao norte da Espanha na próxima quinta-feira (26), se as emissões continuarem com a mesma intensidade, informou neste domingo (22) a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol).

O organismo europeu de controle aéreo publicou em seu site que a nuvem alcançará, primeiramente, o norte da Escócia

- Se as erupções vulcânicas continuarem com a mesma intensidade, a nuvem pode alcançar o oeste do espaço aéreo francês e o norte da Espanha na quinta-feira, 26 de maio.

O Eurocontrol afirma que não está previsto nenhum fechamento de espaços aéreo neste domingo nem na segunda-feira (23) na Europa, com exceção do já anunciado fechamento na Irlanda mais cedo.

Através da rede social no Twitter, a Eurocontrol havia dito que a situação não afetaria os voos no resto da Europa, nem os voos transatlânticos, depois que o vulcão entrou em atividade na noite passada.

No ano passado, a erupção de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajökull, provocou um caos aéreo durante semanas que colapsou o tráfego internacional de toda a Europa.

Já a última erupção do vulcão Grimsvötn, o mais ativo do país, ocorreu em 2004 e durou poucos dias. Ele fica em uma região despovoada no sul do país, onde há habitantes em um raio de 100 km ao redor da cratera.