O Firefox 5 já está disponível para download. Por mais que o software ainda não tenha sido anunciado, é possível baixá-lo diretamente dos servidores da Fundação Mozilla, responsável por seu desenvolvimento.
É a primeira versão final do navegador desde a divulgação de uma nova estratégia: tal qual a Google, que incorpora recursos ao Chrome tão logo eles são finalizados, a Mozilla também resolveu acelerar o ciclo de desenvolvimento de seu browser. Assim, o Firefox 5 chega apenas três meses após o lançamento de seu antecessor, que, por sua vez, demorou três anos para aparecer.
Consequentemente, as alterações de uma versão para a outra serão bem mais sutis do que eram antes. O novo Firefox, por exemplo, não traz mudanças significativas, mas conta com pequenas melhorias na parte interna do programa. Animações em CSS passam a ser suportadas, a estabilidade e o recurso do-not-track (não me siga) foram aprimorados e bugs foram corrigidos.
Nos próximos dias, o Firefox 5 deverá ser oferecido a quem possuir versões anteriores do browser. Caso queira baixá-lo o quanto antes, saiba que ele substituirá o modelo atual que possuir e que é possível que as extensões não funcionem perfeitamente.