Logo Correio do Estado

CRIANÇAS

Profissionais da educação infantil debatem desafios

Profissionais da educação infantil debatem desafios

23 JUN 2011 • POR da redação • 18h10

As habilidades necessárias ao profissional da educação infantil, a trajetória, os desafios da área e as experiências que são referência no país e no mundo serão apresentadas durante o 22° Encontro Estadual de Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental. O evento, promovido pela Organização Mundial para Educação Pré-Escolar do Estado (OMEP/BR/MS) com apoio do Instituto de Formação da OMEP (IFOMEP), que teve início ontem (22) segue até o dia 25, em Campo Grande (MS).

"Sabemos o quanto a OMEP tem contribuído no aprimoramento dos nossos professores. A formação continuada é imprescindível”, afirmou o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, na abertura do encontro. “A OMEP é referência mundial no cuidado e na defesa dos direitos da criança. Nosso encontro visa promover uma reflexão sobre o papel do professor, da família e da sociedade na educação infantil”, disse a presidente da OMEP/Brasil e OMEP/BR/MS, Maria Aparecida Salmaze.

No início do Encontro, a apresentação cultural “Pintando o Sete”, com 28 crianças do Instituto de Educação (IEMS), mantido pela OMEP/BR/MS, expôs, de forma lúdica, sobre o meio ambiente e sustentabilidade e abordou os Sete Erres que compõe a temática do evento: respeitar, refletir, repensar, resgatar, reviver, recriar e recomeçar.

O Encontro acontece em paralelo ao e 8° Seminário Internacional da OMEP/BR/MS - Desenvolvimento de 0 a 3 anos: uma abordagem reflexiva. A programação conta com palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentação de painéis e comunicações orais e lançamento de livros.

A abertura do encontro contou com a presença de autoridades como Maria Cecilia de Amendola Motta, secretária municipal de Educação e vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes da Educação Nacional (Undime), Sheila Cristina Vendramini, representando a Secretaria Estadual de Educaçao.

 

Programação:

24/6 – SEXTA-FEIRA

8h – Atividade Cultural: Lançamento Cultural - Os Livros vão ao Palco

* Livro: Desenvolvimento e Sustentabilidade: Revelando olhares, valorizando vozes na Educação da Infância. Organizadoras: Maria Aparecida Salmaze. Alessandra Muzzi, Arilma Maria de Almeida Spindola.

* Livros: “O professor como agente de transformação” - “Trezentos e sessenta e cinco dias de bem com a vida” - “A pedagogia do amor espiritual e da esperança”. Autora: Vilma Lúcia Freire Rohr

* Livros da Coletânea Tuiuiú - 2ª Edição. Autora: Sandra Andrade

8h30: Palestra: A Prática Pedagógica de 0 a 3 anos: Os bebês e a sua ação como ponto de partida. Palestrante: Angela Maria Scalabrin Coutinho (UFSC). Mediadora: Ordália Almeida Alves (UFMS)

9h45: (manhã de autógrafos) Lançamentos dos livros.

 

10h15: Palestra: Infância e Educação. Palestrante: Gilberto Luiz Alves (ANHANGUERA-UNIDERP). Mediadora: Carla Villamaina Centeno (UEMS).

11h: Mesa-redonda: Crianças de zero a seis: contribuições das neurociências. Participantes: João Augusto Figueiró (INSTITUTO ZERO A SEIS-SP), Ordália Alves (UFMS), Mariuza Guimarães (UFMS).

13h30: Apresentação de painéis e comunicações orais (Salas de Oficinas).

 

O Encontro e Seminário estão sendo realizados no Teatro Dom Bosco, na Avenida Mato Grosso, 421, em Campo Grande/MS.