A campanha de vacinação contra poliomielite foi prorrogada em Campo Grande até a próxima quarta-feira (29). A ampliação do prazo foi definida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) por conta do feriado que deixou os postos de saúde fechados desde o dia 22.
Segundo dados da Sesau, já foram vacinadas aproximadamente 39 mil crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 68% da meta, que é atender cinquenta e oito mil crianças. A vacina é gratuita e está disponível em todos os 72 postos de saúde de Campo Grande.
Em Campo Grande, o início da campanha foi antecipado e começou na terça-feira (14). A meta total no município é imunizar 61 mil crianças.
Meta
A meta é imunizar, em cada etapa, 95% do público-alvo, que é de 14.148.182 crianças de zero a menores de cinco anos. A segunda etapa será no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação para receber mais duas gotinhas contra a pólio.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.