Logo Correio do Estado

7,6 graus Forte terremoto provoca tsunami na Nova Zelândia Forte terremoto provoca tsunami na Nova Zelândia 7 JUL 2011 • POR r7 • 00h00

Um forte tremor de 7,6 graus na escala Richter atingiu a Nova Zelândia nesta quarta-feira (6) - quinta-feira no horário local -, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor, próximo ao arquipélago de Kermadec, provocou um tsunami na região, segundo o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, um órgão americano.

Segundo o site local Stuff.co.nz, no entanto, o tsunami provocado pelo terremoto não deve causar danos às cidades costeiras do país. Autoridades preveem que as ondas não devam passar de um metro de altura, o que deve agitar a maré na região, mas sem sem gerar destruição em terra.

A defesa civil neozelandesa emitiu um alerta de tsunami para a costa leste do país. As ondas gigantes devem começar chegar à costa por volta das 9h locais (18h em Brasília).

De acordo com o USGS, o terremoto aconteceu às 7h03 da manhã de quinta-feira (16h03 desta quarta-feira em Brasília). E teve seu epicentro em uma área oceânica a 163 km das ilhas Kermadec, a 913 km de Tonga e a 1.185 km de Auckland, uma das principais cidades neozelandesas.

Segundo o USGS, o tremor ocorreu a uma profundidade de 20 km. Não há informações sobre vítimas.

Funcionários sentiram tremor

Em entrevista ao jornal neozelandês, o sismologista do USGS John Bellini disse que o tsunami atingiria a cidade litorânea de East Cape por volta das 9h locais (18h em Brasília) e chegaria a Auckland cerca de uma hora depois.

O jornal New Zealand Herald afirma que a defesa civil neozelandesa já alerta a população para se afastar das praias.

Segundo o site Stuff.co.nz, ondas de 68 cm a 84 cm já atingiram a ilha Raoul, no arquipélago de Kermadec, na manhã desta quinta-feira. Kermadec é um arquipélago pertencente à Nova Zelândia, a cerca de 900 km ao norte das principais ilhas que formam esse país da Oceania.

O site afirma que as oito pessoas que vivem na ilha Raoul - quatro funcionários do Departamento de Conservação neozelandês e quatro voluntários - sentiram o tremor, mas estão bem.

Não há sinais de danos nas instalações, disse o departamento, e os trabalhadores não viram as ondas do tsunami que teriam atingido a ilha.

Uma autoridade da ilha de Tonga disse que o tremor foi sentido em Tongatapu.