Logo Correio do Estado

CAMPO FUTURO

Região sul recebe painéis sobre pecuária

Região sul recebe painéis sobre pecuária

16 JUL 2011 • POR da redação • 00h01

Com o objetivo de levar ao produtor rural conhecimentos sobre procedimentos operacionais, formas de negociação e precificação dos mercados agropecuários, é que técnicos do Cepea, da CNA e da Famasul realizaram durante toda essa semana painéis sobre a pecuária de corte que fazem parte do projeto “Campo Futuro” da CNA.

Os técnicos já percorreram os municípios das regiões Norte, Leste, Pantanal e agora visitam os produtores do Sul do Estado, como Nova Andradina, Naviraí, Amambaí e Dourados.

“Queremos que o produtor identifique quanto ele está pagando para produzir uma arroba de boi e a margem de rentabilidade dele naquele município”, explica a assessora técnica para assuntos de economia, Adriana Mascarenhas.

Segundo Adriana, os técnicos fazem um levantamento de custo e preços de insumos que compõe a pecuária de corte de cada município. “Com esse levantamento os técnicos avaliam as características in loco e posteriormente com o registro geram um boletim informativo sobre os dados”, explica.

Para nortear esse trabalho, os técnicos do Cepea contemplam os produtores com software que funciona como uma ferramenta de gestão para o controle mensal dos custos. “É um meio eficaz para o êxito desse processo”, finaliza Adriana.

Normalmente, esses painéis acontecem a cada dois anos. Em Mato Grosso do Sul, o Campo Futuro também apresenta painéis voltados para pecuária leiteira e agricultura, para soja, milho, algodão e cana-de-açúcar.