O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que viajará a Cuba para continuar o tratamento contra o câncer.
Notícias divulgadas pela imprensa brasileira davam conta que Chávez daria continuidade a seu tratamento no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
"Agora devo continuar o caminho para esse longo e difícil retorno, e devo continuar cumprindo o estrito plano desenhado pelos médicos da vida que me acompanham nessa ascensão ao [cume do] Chimborazo [vulcão localizado no Equador, com 6.200 metros de altitude]", disse Chávez a jornalistas, no Palácio Miraflores, ontem (15), em Caracas.
Segundo o presidente, a segunda fase do tratamento inclui quimioterapia. Chávez deve viajar à ilha ainda este sábado (16). Ele não deu detalhes de quantos dias poderá ficar longe do país.
Durante recente visita à ilha cubana, o líder venezuelano foi diagnosticado com câncer e teve de ser submetido a uma cirurgia de emergência para retirar um tumor.
Até agora Chávez não deu detalhes sobre a localização do tumor - que segundo informação oficial estava alojado na região pélvica - e limitou-se a negar rumores de que a doença teria afetado o cólon e o estômago.
Chávez disse que vai pedir a "solidária intermediação" do presidente da Assembleia Nacional, Fernando Soto Rojas, para que o Congresso aprove a autorização para sua viagem a Cuba.
O presidente declarou que vai a Cuba para fazer o tratamento necessário para "recuperação plena" de sua saúde. "Necessário é viver e vencer", disse, ao ler o comunicado.