Para garantir continuidade da gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a presidente Dilma Rousseff assinou ontem (29) um decreto que altera a estrutura regimental do órgão, segundo informou o Ministério dos Transportes. A medida também aprova o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Dnit.
Na prática, a alteração autoriza o Conselho Administrativo do departamento a designar, excepcionalmente, servidores como substitutos temporários para as diretorias vagas, até que os novos indicados para compor a diretoria colegiada sejam sabatinados e aprovados pelo Senado e nomeados pela presidenta.
Dos cinco diretores do Dnit que estavam antes da série de denúncias de corrupção no setor de transportes, apenas o de Planejamento, Jony Lopes, permaneceu no cargo. A diretoria colegiada é responsável pela gestão e execução dos recursos administrados pelo órgão. Com a demissão da maioria de seus diretores, suas atividades ficariam paralisadas.