Logo Correio do Estado

UEMS e Exército Parceria vai reaproveitar óleo de cozinha Parceria vai reaproveitar óleo de cozinha 2 AGO 2011 • POR DA REDAÇÃO • 00h01

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) inicia oficialmente amanhã (3) uma parceria com o Exército em Dourados, com o objetivo de reaproveitar o óleo de cozinha utilizado pelos militares para a produção de sabão.

Por meio de um trabalho desenvolvido pela técnica do laboratório de Química da UEMS, Jane Santos Brito, a estimativa é que sejam produzidos, mensalmente, cerca de 120 litros de sabão líquido e sólido, feitos a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha utilizado nos quartéis. O litro do sabão produzido com o óleo reaproveitado custará, em média, 20 centavos.

A iniciativa de encontrar um descarte adequado para o óleo, que antes teria como destino o lixo, partiu do tenente Marlon Santaela. O oficial procurou a Universidade no dia 11 de julho e, em menos de uma semana, os militares receberam a primeira amostra do material de limpeza reciclado.

De acordo com a coordenadora do curso de Química Industrial, Marcelina Solaliendre, o projeto de reaproveitamento do óleo de cozinha pela Universidade está começando através da parceria com os militares, mas poderá expandir futuramente. “Nós poderíamos, por exemplo, utilizar esse material de limpeza nas próprias unidades da UEMS, barateando os custos empregados nestes produtos”, afirma Marcelina.

Para a coordenadora, inicialmente o óleo dos próprios quartéis de Dourados será reaproveitado, mas um segundo passo é que os familiares dos militares também passem a enviar o óleo utilizado em suas casas para o reaproveitamento.

(Com informações do Notícias MS)