Logo Correio do Estado

Ivinhema Novela de transferência do Leão Simba está perto de ter um final Novela de transferência do Leão Simba está perto de ter um final 23 AGO 2011 • POR fábio dorta • 08h40

A novela envolvendo a transferência do leão Simba, que vive isolado no zoológico desativado de Ivinhema está perto do final. A direção do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, que fica na cidade de Cotia na região metropolitana de São Paulo, anunciou que o translado vai acontecer no próximo dia 2 de setembro.
As autorizações do Ibama de Mato Grosso do Sul e de São Paulo para o transporte do leão foram concedidas e o Rancho dos Gnomos, que sobrevive com doações conseguiu os recursos financeiros necessários para fazer toda a operação, que envolve além de um veículo especial, o acompanhamento de profissionais.
A coordenadora do Rancho dos Gnomos Sílvia Pompeu, 49 anos, disse que toda a estrutura no local para receber o leão está praticamente pronta. Sílvia disse que o animal ganhará um novo nome e passará a se chamar Antuak que, segundo ela, significa energia de renovação e mudança.

Custeio do animal
A Prefeitura de Ivinhema ficará responsável por custear pelos próximos dois anos as despesas com a manutenção do animal em Cotia. Para isso vai repassar aos administradores do rancho o valor de R$ 24 mil, suficiente para cobrir o custeio. Após este prazo as despesas passarão a correr por conta dos ‘novos donos’.
Com a transferência do leão finalmente a prefeitura poderá encerrar as atividades do zoológico que já está fechado há mais de cinco anos para visitação do público por determinação do Ibama. O local será transformado em um centro esportivo, cultural e de lazer em uma parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).