A novela envolvendo a transferência do leão Simba, que vive isolado no zoológico desativado de Ivinhema está perto do final. A direção do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, que fica na cidade de Cotia na região metropolitana de São Paulo, anunciou que o translado vai acontecer no próximo dia 2 de setembro.
As autorizações do Ibama de Mato Grosso do Sul e de São Paulo para o transporte do leão foram concedidas e o Rancho dos Gnomos, que sobrevive com doações conseguiu os recursos financeiros necessários para fazer toda a operação, que envolve além de um veículo especial, o acompanhamento de profissionais.
A coordenadora do Rancho dos Gnomos Sílvia Pompeu, 49 anos, disse que toda a estrutura no local para receber o leão está praticamente pronta. Sílvia disse que o animal ganhará um novo nome e passará a se chamar Antuak que, segundo ela, significa energia de renovação e mudança.
Custeio do animal
A Prefeitura de Ivinhema ficará responsável por custear pelos próximos dois anos as despesas com a manutenção do animal em Cotia. Para isso vai repassar aos administradores do rancho o valor de R$ 24 mil, suficiente para cobrir o custeio. Após este prazo as despesas passarão a correr por conta dos ‘novos donos’.
Com a transferência do leão finalmente a prefeitura poderá encerrar as atividades do zoológico que já está fechado há mais de cinco anos para visitação do público por determinação do Ibama. O local será transformado em um centro esportivo, cultural e de lazer em uma parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).