O leão Simba, que vive no zoológico desativado de Ivinhema (MS), deverá ser transferido na próxima sexta-feira (2). De acordo com o Ibama, o processo de transferência começará na quinta-feira (1º), quando nove pessoas do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos – localizado em Cotia (SP) – e quatro pessoas do Ibama se dirigirão até o município de Ivinhema e farão a remoção do animal no dia posterior. O caminhão que fará o transporte já estará no local.
A equipe do Rancho dos Gnomos já possui prática no tratamento de grandes felinos e levará Simba para passar um período de quarentena na propriedade.
Jabutis e veados também estão no zoológico e deverão ser transferidos para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) de Campo Grande, onde passarão por uma análise veterinária e, caso o diagnóstico seja positivo, serão soltos na natureza.
Custeio do animal
A Prefeitura de Ivinhema ficará responsável por custear pelos próximos dois anos as despesas com a manutenção do animal em Cotia. Para isso vai repassar aos administradores do rancho o valor de R$ 24 mil, suficiente para cobrir o custeio. Após este prazo, as despesas passarão a correr por conta dos ‘novos donos’.
Com a transferência do leão finalmente a prefeitura poderá encerrar as atividades do zoológico que já está fechado há mais de cinco anos para visitação do público por determinação do Ibama. O local será transformado em um centro esportivo, cultural e de lazer em uma parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).