A transferência do leãozinho Simba, que vivia no zoológico desativado de Ivinhema (MS) acontece na tarde hoje (2). Nove pessoas do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos e quatro do Ibama realizaram a remoção do animal que até às 16h seguirá para seu novo lar, a cidade de Cotia, em São Paulo.
Seguindo a política do Rancho dos Gnomos, que sempre muda o nome dos animais resgatados, Simba passará a se chamar Antuak. A equipe do rancho já possui prática no tratamento de grandes felinos.
Na próxima semana, a equipe do Ibama retornará até o local para promover o resgate de alguns veados e macacos que permanecem no antigo zoológico.
Custeio do animal
A Prefeitura de Ivinhema ficará responsável por custear pelos próximos dois anos as despesas com a manutenção do animal em Cotia. Para isso, vai repassar aos administradores do rancho o valor de R$ 24 mil, suficiente para cobrir o custeio. Após este prazo, as despesas passarão a correr por conta dos ‘novos donos’.
Com a transferência do leão finalmente a prefeitura poderá encerrar as atividades do zoológico que já está fechado há mais de cinco anos para visitação do público por determinação do Ibama. O local será transformado em um centro esportivo, cultural e de lazer em uma parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).