Logo Correio do Estado

CAMPO GRANDE Cidade dos Ônibus será instalada no Pólo das Moreninhas Cidade dos Ônibus será instalada no Pólo das Moreninhas 10 SET 2011 • POR EDIVALDO BITENCOURT • 00h00

Sem a metalúrgica Deb’Maq, que investiria até R$ 1 bilhão, a prefeitura da Capital vai doar 20 hectares do Pólo Industrial Wilmar Lewandowski para a instalação da Cidade dos Ônibus, que concentrará as garagens das 19 empresas do transporte intermunicipal e interestadual de passageiros no município. A obra terá investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito, Edil Albuquerque (PMDB).
Ontem de manhã, ele, o presidente do Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Passageiros (Rodosul), Oswaldo Possari, e a diretora-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Marta Martinez, definiram os últimos detalhes da instalação da polêmica Cidade dos Ônibus. Um dos problemas de acesso ao novo pólo, que fica ao lado da região das Moreninhas, será resolvido com a duplicação das vias próximas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Na próxima semana, o Planurb conclui a delimitação da área que receberá as empresas de ônibus.
Albuquerque destaca os pontos positivos da proposta, como a retirada dos ônibus do perímetro urbano, a geração de empregos (não definiu quantas vagas novas serão criadas) e maior sinergia para as operadoras do transporte coletivo. Centralizadas em um único local, as empresas vão economizar nos gastos com manutenção, limpeza e até aquisição de ônibus, conforme o secretário.
 

Leia mais no jornal Correio do Estado