Policiais Militares Ambientais de Coxim (MS) realizavam uma barreira ontem (03) na estrada Transpantaneira, quando avistaram um homem, que saía da mata, abandonar uma caixa na estrada a cerca de 300 metros do local onde os policiais estavam e correr de volta para a mata ao avistar a viatura. Os policiais foram rapidamente ao local e encontraram dentro da caixa 03 filhotes de papagaio. Os animais já se encontravam bastante grandes e com o corpo já totalmente recoberto com penas, indicando que foram retirados do ninho há aproximadamente 30 dias.
Este é um período preocupante para a PMA com relação ao tráfico de animais silvestres, pois de setembro a dezembro é o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado. Neste período, a PMA realiza trabalhos preventivos nas propriedades rurais, por meio de informação da legislação e Educação Ambiental, visto que os traficantes aliciam os sitiantes e funcionários de propriedades rurais, para que retirem os animais e os avisem para que os comprem. Muitas pessoas fazem isto, às vezes, sem saber que estão cometendo crime ambiental.
A região principal do problema fica nos municípios de Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia. As Subunidades da PMA que cobrem estas áreas estão diuturnamente monitorando o movimento dos traficantes. Em princípio, para evitar que as aves sejam retiradas e, para prender os autores, quando não é possível evitar a retirada dos bichos.