A campanha "Papai Noel dos Correios" prevê que mais de seis mil crianças do Estado, que expressaram seus sonhos em cartas dedicadas ao Papai Noel, tenham seus pedidos natalinos atendidos.
A cada ano que passa mais pedidos são recebidos e mais padrinhos colaboram. Este ano, a meta da campanha é atender a todos os pedidos selecionados, segundo a coordenadora do projeto em Mato Grosso do Sul, Olga Martinez Torres. “ Em 2011, já superamos a meta do ano passado de cartas recebidas, com 7.200 correspondências dedicadas ao Papai Noel”.
Em 2010, os Correios entregaram quase 700 mil presentes às crianças em situação de vulnerabilidade social no Brasil. A campanha teve início de forma espontânea entre os empregados dos Correios que começaram a adotar voluntariamente as cartas. Depois de alguns anos, a empresa incorporou o projeto, que tomou punho nacional.
Para participar da iniciativa, que é voltada exclusivamente às crianças, é preciso ter uma condição socioeconômica condizente com as regras. A intenção dos Correios também é contribuir para o incentivo à escrita e fomentar a solidariedade e a cidadania. “Temos 51 instituições cadastradas, desde escola públicas e instituições sociais como APAE, AACC, Ceinf, entre outras”, comentou Olga.
Clima de Natal
O Departamento Estadual de Trânsito de MS (Detran/MS) participa da campanha "Papai Noel dos Correios" desde 2008 e todos os anos cerca de 200 cartinhas são recolhidas pelos funcionários que escolhem um pedido, compram o presente e o encaminha aos Correios.
A chefe de divisão dos Recursos Humanos do Detran/MS, Ivonete Suzana Beal, é quem organiza o projeto no órgão e conta que a campanha tem boa recepção. “Os funcionários recebem bem a iniciativa, a minha sala fica cheia de presentes. Um funcionário vai contagiando o outro, é muito bom sentir o clima de Natal no ambiente de trabalho”, comenta ela.
“Dependendo do pedido da criança , a gente se reúne entre duas ou mais pessoas para comprar o presente”, conta Suzana. E foi justamente o que ela fez na campanha do ano passado. Suzana e a filha realizaram o sonho de uma criança que pedia uma mochila com materiais escolares.
Ela destaca que no Detran/MS o funcionário é incentivado a também a responder a carta. "A intenção é que ele seja como o Papai Noel mesmo. Dessa forma, nós alimentamos os sonhos, pois se a criança escreveu é porque ela realmente acredita”, finaliza Suzana.
Campanha
O projeto “Papai Noel dos Correios” acredita que disseminar o encantamento natalino só é possível com ajuda das pessoas. Por isso convida a todos para participar da rede de solidariedade do tamanho do Brasil: adote uma cartinha e ajude o Papai Noel a realizar sonhos de crianças em todo o País.
Os padrinhos são pessoas, empresas ou entidades interessadas em adotar cartas, ou seja, presentear as crianças com seu pedido de Natal. Mais informações podem ser obtidas no site www.correios.com.br/papainoelcorreios2010 .