A habilidade e ousadia do atacante Neymar em campo não rendem a ele somente as indicações aos prêmios da Fifa – ele concorre às premiações de melhor jogador do mundo e gol mais bonito da temporada 2011. Além disso, o camisa 11 do Santos é o atleta que mais dribla e apanha no Campeonato Brasileiro.
Segundo dados do Footstast, faltando apenas três rodadas para o término da competição, o jogador soma 135 faltas recebidas, média de 6,8 por partida, já que o santista atuou em apenas 20 jogos na edição de 2011, devido à sequência de convocações para a seleção brasileira principal e sub 20.
O atacante Kleber, do Palmeiras, é o segundo colocado do ranking, com 105 faltas sofridas, média de 5,5 por jogo. Kleber também atuou pouco no Brasileiro. Foram 19 jogos, pois o atacante entrou em rota de colisão com o técnico Luiz Felipe Scolari, e está afastado no clube.
A habilidade de Neymar é o principal motivo que faz o jogador liderar o ranking de faltas recebidas. Isso porque, o atacante do Santos e da seleção brasileira tem a melhor média de dribles por partidas na competição. Em 20 jogos, foram 194 dribles, média de 9,7 por jogo.
Na segunda colocação dos jogadores com a melhor média de dribles está o atacante Jobson, que também atuou pouco na competição, já que foi desligado do Bahia por indiscplina. Em 14 jogos, Jobson aplicou 107 dribles, média de 7,6 por partida.
Além das faltas recebidas e dribles com êxito, Neymar tem a segunda melhor média em finalizações contra os goleiros adversários. O santista finalizou 86 vezes, média de 4,3 por jogo. Ele só perde para o atacante Júlio César, do Figueirense, que finalizou 102 vezes em 20 partidas – média de 5,1.