Cruzeiro e Atlético-PR se complicaram ainda mais neste domingo na briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Em jogo na cidade de Sete Lagoas (MG) pela 36ª rodada da competição, os dois times esbanjaram desorganização e ficaram no empate por 1 a 1, permanecendo na disputa para fugir do descenso para a Série B de 2012.
O resultado foi mais benéfico para o Cruzeiro, que foi a 39 pontos e seguiu na 16ª posição -¿ a última fora da região da degola. O Atlético-PR, por sua vez, tem um ponto a menos, e está na 18ª colocação. Entre os dois times, o Ceará, que tem 38 pontos e que venceu o Grêmio na véspera. Abaixo, os já rebaixados América-MG (19º) e Avaí (30).
Em um jogo morno desde o começo, a primeira boa chance de gol demorou a vir - mas quando veio, veio com sucesso. Aos 27min do primeiro tempo, após lançamento pela direita do ataque rubro-negro, Diego Renan errou para afastar. A bola sobrou para Wendell, que mandou para a área; Marcinho apareceu de frente para o gol de escorou de primeira para abrir o placar.
A resposta cruzeirense veio rápida, mas sem o mesmo sucesso. Aos 28min, Wellington Paulista recebeu na intermediária, trouxe para a direita e bateu, parando na defesa de Renan Rocha. Mais tarde, porém, os mineiros conseguiram o empate: aos 44min, Wendell não conseguiu cortar o lançamento e a bola sobrou para Charles, que dividiu por cima com Renan Rocha e cabeceou para fazer 1 a 1.
No fim do primeiro tempo, o Cruzeiro ainda teve mais uma chance pela direita, mas o chute cruzado de Ortigoza passou rente à trave direita de Renan Rocha. Depois do intervalo, os times passaram a se arriscar nas jogadas aéreas, mas sem perigo. Aos 21min, Guerrón arriscou de fora da área da direita, mas mandou por cima. Mais tarde, aos 28min, Montillo tentou finalizar pela esquerda no contra-ataque, mas mandou fraco e para fora.
O próprio argentino tentou bom cruzamento aos 30min, pela direita, mas Anselmo Ramon não aproveitou. No fim, o Cruzeiro ainda passou a pressionar, mas sem criar chances reais. O Atlético-PR, por sua vez, tentou o cruzamento rasteiro com Paulo Baier aos 36min, mas a congestionada defesa cruzeirense afastou sem sustos. Depois, aos 38min, o mesmo camisa 10 teve a chance de fazer 2 a 1, mas a arbitragem assinalou impedimento no lançamento e invalidou o gol marcado.
Aos 43min, nos últimos bons momentos, Fábio ainda fez importante defesa em chute forte de Guerrón, selando o empate. Agora, na próxima rodada, o Atlético-PR vai a Uberlândia (MG) para enfrentar o América-MG, 19º colocado e já rebaixado para a Série B. O Cruzeiro, por sua vez, viaja a Fortaleza para encarar o Ceará no Estádio Presidente Vargas. Os dois jogos acontecem no domingo, às 17h (de Brasília).