que nós fazemos agora é atender muitíssimo bem o cliente para assim fidelizá- lo”, descreve o gerente comercial da Smaxx Chevrolet, Wilson Minari, sobre o atendimento que é realizado nos dias de hoje na concessionária em que trabalha. Com projeções bastante otimistas para 2010 – o gerente aponta um crescimento de, pelo menos, 10% nas vendas da concessionária neste ano – o atendimento ao cliente é visto na empresa como ferramenta fundamental para conquistar maior fatia de mercado de veículos. “Quando ele entra na loja percebe que existe toda uma equipe para atendê-lo com profissionalismo. Isso passa pela capacitação dos vendedores, pela qualidade dos nossos carros e variedades de modelos, mas também pela seriedade da empresa”, destaca o gerente, que emenda: “nós deixamos disponíveis em banners de propagandas na internet nosso histórico de promoções. Mesmo que ela já tenha sido encerrada, é importante para o cliente perceber como estava o preço do carro, as taxas de juros como eram, e agora comparar os preços. Com o histórico da oferta ele poderá perceber que o momento está mais apropriado para comprar”, aponta. Outra forma de manter o cliente fiel à concessionária é o pós-atendimento estabelecido pelos padrões General Motors (GM). Chamado de “atendimento premium”, a partir do primeiro contato do carro com a oficina mecânica, na hora das revisões, por exemplo, um profissional passará a ser designado para atender com exclusividade o cliente. Assim, o mesmo mecânico vai acompanhar as revisões do carro, sanar problemas quando eles ocorrerem, ou mesmo, dar uma dica por telefone ao cliente. “Às vezes, a pessoa fica insegura com um determinado item do carro e não é necessário levá-lo à oficina. Basta uma ligação para o mecânico, que já conhece seu carro, para ele passar uma orientação. Isso cria uma relação mais próxima entre o cliente e a concessionária porque vamos ter alguém que sempre vai acompanhar os serviços feitos no carro”, cita.
Otimismo
Paulistano, o gerente comercial
da Smaxx é hoje um apaixonado
por Mato Grosso do Sul. Wilson já
foi bancário, mas há 14 anos atua
na área de vendas de veículos. “Automóveis
e marketing é minha paixão,
consigo unir
as duas coisas no
meu t ra ba l ho”,
decalara Minari,
formado em economia,
com MBA
em marketing.
Ele já foi gestor
de várias marcas
de automóveis, como
Honda, Toyota,
Peugeot, Ford, Mercedes-
Benz, Dodge,
entre outras, e há 8
meses está na Smaxx,
concessionária
que pertence ao Grupo Smaff, que ainda
tem lojas em cidades como Goiânia,
Brasília e Fortaleza. Em Campo Grande,
são duas unidades (Avenida Coronel Antonino
e Afonso Pena), com cerca de 120
funcionários no total.
Com o cenário atual de otimismo,
tanto no Brasil como em Mato Grosso
do Sul, com boas perspectivas do setor
de agronegócios, o gerente espera
muito trabalho para este ano. “Todo
o mercado vai se beneficiar da economia
aquecida. Esperamos muitas
vendas e ótimo trabalho, principalmente
no setor de veículos”, finaliza
Wilson Minari.