Logo Correio do Estado

Vendas da Black Friday no Brasil atingem R$ 100 mi Vendas da Black Friday no Brasil atingem R$ 100 mi 1 DEZ 2011 • POR terra • 07h00

Black Friday (sexta-feira negra, em inglês) de 2011 registrou o maior volume de vendas em e-commerce no Brasil em um dia, de acordo com a consultoria e-bit. O dia, tradicional no comércio americano, marca o início das vendas de Natal e é conhecido pelos altos descontos oferecidos pelos lojistas aos consumidores. As vendas chegaram a R$ 100 milhões em 24h, com 237 mil pedidos realizados em todo o País, em cerca de 50 lojas virtuais.O volume de pedidos foi 67% maior que o registrado em 2010. Na ocasião, foram realizadas 142 mil compras virtuais.

Segundo a e-bit, o crescimento nas vendas foi de 88% em relação à mesma data do ano passado.Para a diretora da e-bit, Cris Rother, eventos como a Black Friday são extremamente saudáveis para o setor e é esperado que o modelo de vendas na data, já conhecida no mercado americano, continue a ser aplicado no Brasil nos próximos anos. Conforme Rother, 33% dos pagamentos da Black Friday foram feitos à vista. Os produtos mais vendidos foram dos setores de informática (12%), eletrodomésticos (12%), eletrônicos (10%, produtos de moda e acessórios (9%) e saúde, beleza e medicamentos (8%). O valor médio dos produtos vendidos foi de R$ 425, acima da média do mercado (R$ 350).