Logo Correio do Estado

Violões e dança celebram a cultura hispânica no Teatro Prosa Violões e dança celebram a cultura hispânica no Teatro Prosa 9 DEZ 2011 • POR Thiago Andrade • 05h30

A guitarra clássica – ou o violão – é instrumento fortemente ligado à cultura hispânica e, portanto, nada mais natural que uma apresentação que una a música produzida pela Orquestra de Violões de Campo Grande à dança flamenca da Cia. Embrujos de España. Portanto, será apresentado amanhã, no Teatro Prosa – Rua Anhanduí, 200 – às 20h, o espetáculo “Horizontes hispânicos”, no qual os bailarinos do grupo dançam ao som de canções tradicionais interpretadas ao vivo.

Serão executadas 11 composições, que reúnem o melhor da música espanhola e sul-americana, de nomes como Astor Piazolla, Carlos Gardel, Augustin Barrios, e algumas canções folclóricas. A regência fica por conta do maestro Anderson Francellino e a direção das coreografias é de Maria Helena Pettengill, que sobem ao palco em três peças: “Sevilhanas populares”, “Por una cabeza” e “El gato Montes”.

A Orquestra de Violões de Campo Grande conta com 14 anos dedicados ao estudo e prática de música instrumental para jovens e adultos, com idades entre 15 e 30 anos. Atualmente, o grupo é formado por 15 instrumentistas. Com longa trajetória pela produção artística em Campo Grande, a Cia. Embrujos de España é um grupo de dança ligado ao Centro Beneficente Espanhol da Capital, desde 1988. Atualmente, a companhia se mantém ativa de forma independente e tem como objetivo principal disseminar a cultura espanhola por todo o Estado.