Logo Correio do Estado

cultura MIS exibe mostra de filmes do Vídeo Índio Brasil 2011 MIS exibe mostra de filmes do Vídeo Índio Brasil 2011 19 DEZ 2011 • POR NOTÍCIAS MS • 00h02

Começa hoje (19), em Campo Grande, o projeto Vídeo Índio Brasil 2011, a partir das 14h no Museu da Imagem e do Som (MIS).

A edição de 2011, seguindo o formato já consolidado em anos anteriores, prevê a exibição de filmes - que tenham a questão do índio como tema principal - produzidos por realizadores indígenas e não-indígenas. As atividades são gratuitas com a finalidade de garantir o amplo acesso da população em geral à rica produção audiovisual relativa às populações tradicionais existentes no Brasil.

Confira a programação para hoje:

1 - O difusor da sua Cultura
Edição Juanahu Karajá (Karajá) / Caroline Arnulfo (Terena)- Produção : Edson Escobar (Kaiowa) C- Iluminação : Vanusa Lipú (Terena) - Ator: Ismael Morel (Kaiowa).
Oficina de Produção Audiovisual Vídeo Índio Brasil / 2010 / 5min/MS/ Livre

Sinopse: O professor Kaiowa, Ismael Morel de Amambai-MS está em Campo Grande, e passeia pela cidade observando as novidades, com objetivo de participar do evento Vídeo Índio Brasil palestrando sua vivência durante o Ava Marandú- Os Guarani convidam.

2 - Já me transformei em imagem
Direção: Zezinho Yube / Vídeo nas Aldeias / 2008 / 32 min. / AC - Hunikui (Kaxinawá) / Livre
Sinopse: Comentários sobre a história de um povo, feito pelos realizadores dos filmes e por seus personagens. Do tempo do contato, passando pelo cativeiro nos seringais, até o trabalho atual com o vídeo, os depoimentos dão sentido ao processo de dispersão, perda e reencontro vividos pelos Huni kui.

3 - De volta à terra boa
Direção: Vincent Carelli / Vídeo nas Aldeias / 2008 / 21min. / MT - Panará / Livre
Sinopse: Homens e mulheres Panará narram a trajetória de desterro e reencontro de seu povo com seu território original, desde o primeiro contato com o homem branco, em 1973, passando pelo exílio no Parque do Xingu, até a luta e reconquista da posse de suas terras.