Logo Correio do Estado

Novas Regras Planos de saúde devem arcar com custos da prótese de silicone Planos de saúde devem arcar com custos da prótese de silicone 24 JAN 2012 • POR Gabriel Maymone • 09h10

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no Diário Oficial de hoje (24) uma norma que obriga os planos de saúde a cobrir o valor das prótese de implante mamário de silicone feitas com as marcas PIP e Rofil. Até então, os planos de saúde eram obrigados a arcar apenas com o procedimento de substituição, sem a inclusão dos gastos com as próteses de silicone.

De acordo com a súmula da ANS, a orientação contempla todos os beneficiários de planos saúde, com exceção dos que têm planos antigos, com cláusula expressa de exclusão da cobertura de próteses.

O Ministério da Saúde entendeu que o procedimento cirúrgico de troca das próteses mencionadas é considerado reparador e não estético, uma vez que a ruptura da prótese e extravasamento do silicone causam processo de inflamação, com dor, inchaço e deformidade local.

MS

No Estado, as pessoas que possuem próteses das marcas citadas com recomendação médica para a realização de cirurgia reparadora de troca de uma ou das duas próteses podem procurar a Santa Casa, o Hospital do Câncer Alfredo Abraão na Capital e ainda o Hospital Evangélico em Dourados para realizar as trocas. As três instituições estão presentes na lista dos 371 serviços de saúde habilitados em cirurgia reparadora pelo SUS.