Logo Correio do Estado

CIRURGIA PLÁSTICA Vigilância fiscaliza clínicas e consultórios médicos Vigilância fiscaliza clínicas e consultórios médicos 24 JAN 2012 • POR da redação • 15h00

Equipes da Vigilância Sanitária da Capital em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual começaram nesta semana, operação de fiscalização nas clínicas de cirurgia plástica e consultórios médicos de cirurgiões plásticos. O objetivo é verificar se o silicone produzido pela marca PIP (Poli Implante de Próteses), condenado pela Anvisa, ainda é utilizado pelos médicos nas cirurgias de prótese mamária.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), informa que serão vistoriadas oito clínicas de cirurgia plástica e aproximadamente 40 consultórios de cirurgiões plásticos na Capital. Na primeira fiscalização, realizada ontem (23), foram visitados quinze estabelecimentos entre consultórios e clínicas.

“Por enquanto, não encontramos nenhuma irregularidade nesta operação de fiscalização. A sanção para o médico que ainda estiver utilizando o silicone condenado é a notificação do profissional e a apreensão da prótese. A multa, nestes casos, varia de R$ 100 a 15 mil reais”, esclarece Antonio Carlos dos Reis Cardoso, chefe do Serviço de Fiscalização de Medicamentos da Sesau.