A população indígena guarani-kaiowá da reserva Te’yikue de Caarapó está recebendo uma escola de educação infantil e ensino fundamental, que está sendo construída na região denominada Missões. O empreendimento, que se encontra em estágio avançado de construção, deverá estar concluído no início do segundo semestre deste ano.
O secretário municipal de Educação e Esportes de Caarapó, Apolinário Candado, explicou que a nova unidade escolar terá seis salas de aula, com capacidade para atender 360 crianças da pré-escola ao segundo ano do ensino fundamental. “É uma obra importante, em execução com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, órgão do Ministério da Educação, e verba própria do município, aplicada a título de contrapartida”, explicou.
O núcleo indígena que compreende a aldeia Te’yikue de Caarapó possui mais de cinco mil índios, com mais de 1,4 mil em uma escola polo – a Ñandejara, que integra três extensões: Loide Bonfim, Bocajá e Saverá, dirigidas pelo município -, além de uma unidade de ensino médio – a Ivy Poty, de responsabilidade do governo do Estado.